Itinerestellae em Reguengos de Monsaraz

Photobucket

" ItinereStellae" - Os Caminhos de Santiago - uma exposição verdadeiramente interessante.
Percorreu o país de lés a lés em 2010 e neste momento vai ser inaugurada no dia 12 de Março no Alentejo.
Uma exposição com cariz religioso, que vai a Reguengos de Monsaraz para festejar os 150 anos da Santa Casa da Misericórdia.

Um bem haja a todos os artistas que fizeram deste projecto um sucesso.

A Direcção da AAAGP.



Photobucket

Photobucket

******************

Texto de António Fialho:

Em parceria com a Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa

Misericórdia de Reguengos apresenta “Os Caminhos de Santiago”

Integrada nas comemorações do seu 150º. Aniversário, a Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, vai apresentar, a partir de 12 de Março e até 10 de Abril, a Exposição Internacional Itenerante “Os Caminhos de Santiago”, numa parceria com a Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.

Esta exposição focada na temática dos peregrinos de Santiago de Compostela, é composta por obras de escultura, fotografia e pintura de artistas portugueses e espanhóis.

A ligação entre as Misericórdias e os peregrinos de Santiago de Compostela, vem desde a fundação destas instituições, uma vez que a principal função das Santas Casas é a prática das "obras de Misericórdia" quer temporais quer espirituais. Exactamente a 4ª. Obra de Misericordia Temporal é "Dar pousada aos peregrinos".

Foi pois por isso que desde o séc. XVII muitas das Misericórdias Portuguesas tinham (quase sempre junto aos hospitais ou a igrejas) casas que serviam para dar abrigo aos peregrinos.

Aqui bem perto de nós (no nosso concelho) em Monsaraz (cuja Misericórdia vai já a caminho dos 500 anos) na Igreja de Santiago, existia uma divisão para acolher os peregrinos que se deslocavam para Santiago de Compostela.

É assim fácil de prevêr que a exposição “Caminhos de Santiago” está carregada de simbolismo e vai revestir-se de um forte sentido cultural.

António Fialho

Presidente da Comissão para as Comemorações

Dos 150 anos da Misericórdia de Reguengos