Festa da truta - Galiza


A Arte Galego Portuguesa foi convidada a participar nas festividades locais de Oroso. Localidade onde surgiu a sua fundação.
-------
Estávamos em Setembro de 2007 quando um grupo de amigos galegos e portugueses, convidados a participar no Oroso`Arte na Galiza, se reuniram, num café/restaurante em Sigüeiro - Santiago de Compostela a fim de partilhar as suas vivências. Entre os Amigos, havia artistas pintores, fotógrafos, escultores, poetas, escritores e pessoas cujo seu único interesse era o amor pela arte.
Depois dessa reunião outras mais se seguiram e os laços de amizade foram-se tornando mais sólidos entre os artistas da Galiza e os de Portugal – nascendo assim a AAAGP – Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa. Foram escolhidos Xulio Villaverde, da Galiza e Conceição Ruivo,de Portugal, para dirigentes.
Em Fevereiro de 2010, por uma questão burocrática, é fundada em Portugal esta associação precisamente com o mesmo nome: Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa – com Sede no Paião, Figueira da Foz. Tinha inicialmente como objetivo principal promover a arte entre os artistas galegos e portugueses. Neste momento com mais de quinhentos sócios dos mais variados países é, sem dúvida, a maior e melhor associação internacional em território português com fortes laços com Espanha. Tem Protocolo estabelecido com 12 associações de arte de Norte a Sul do país e ainda de África e América, assim como com três Municípios Oficiais : Figueira da Foz, Góis e Oroso- Santiago de Compostela, Galiza.
Assim, todos os anos em maio por altura da Festa da Troita a associação é convidada a estar presente em Oroso, com uma exposição de Pintura na Casa da Cultura e com Pintura ao Vivo nos espaços verdejantes daquela localidade a norte de Santiago de Compostela. Este ano, o seu alcaide D. Manuel Fanqueira Mirás lamentou no seu discurso, a falta de comparência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, elogiando a perseverança e a amizade que Conceição Ruivo vem evidenciando ao longo destes anos. Esta por sua vez agradeceu todo o carinho com que sempre foram recebidos, oferecendo um Livro do Paião e o Catálogo do 5º Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato. Houve declamação de poesia e apresentação dos livros de Conceição Oliveira, Ester de Sousa e Sá e Constantino Cuesta Ibáñez. A Biblioteca de Oroso adquiriu 20 livros de poesia “A Cor da Minha Alma”, lançado em março último pela associação, com 36 participantes de várias nacionalidades e em vários idiomas, entre os quais o galego. Estiveram presentes seis artistas e familiares idos de vários pontos do nosso país para ali permanecer três dias a Convite do Municipio de Oroso. Participaram na exposição os sócios: Adozinda Silva; Aquilino Ferreira; Conceição Oliveira; Cosme; Ester de Sousa e Sá e Hernani Fernandes e ainda Regina Affonso que não pode estar presente.
 Conceição Ruivo, Presidente da AAAGP há seis anos, aproveitou para comunicar com artistas locais trazendo alguns mais a juntar-se a esta gigante familia de Amizade e Arte.