ApalavrARTE


ApalavrARTE  no CAFÉ COM ARTE NO CAE

Inserido no Programa das atividades constantes na Agenda Cultural da responsabilidade da Divisão da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Associação da Amizade e das Artes galego portuguesa achou por bem, e um pouco em jeito de agradecimento pelo que este Municipio tem feito por esta associação, levar a efeito uma série de sessões/Tertúlias cujo nome ApalavrARTE será o logo. Esta foi a primeira sessão. Num sábado chuvoso em que convidava a reunirem uma série de amigos, alguns vindos até de Aveiro e que numa descontração informal foram cada um por sua vez declamando poemas da sua autoria: Conceição Oliveira, Fernando Alves e Fachada. Pertencente ao Grupo teatral “Pátio das galinhas teatro de bico”, Vitor Silva realçou com muita vivacidade a poesia de Eugénio de Andrade e de Camilo Pessanha. Já Luis Ferreira, Presidente da associação Viver em Alegria, para dar um ar mais descontraído, deu o seu ar de graça e saber estreando aqui um monólogo intitulado “O homem que mastiga setenta e oito vezes” do Bartholo, inserido no teatro Oblíquo da sua associação.
Estiveram presentes, muitos sócios da AAAGP, incluindo a Presidente Conceição Ruivo e a Tesoureira Laura Thomas; da Divisão da Cultura, Anabela Zuzarte,  e nomes sonantes, ligados à Arte na Figueira da Foz como Paulo Diogo, Pedro Pascoinho, Rako e Chuva Vasco.
Foi sem dúvida um encontro proveitoso que será de certo continuado em momento oportuno.


 photo 01.jpg

 photo 02.jpg

 photo 03.jpg

 photo 04.jpg

 photo 05.jpg

 photo 06.jpg

 photo 07.jpg

 photo 08.jpg

 photo 09.jpg

 photo 10.jpg

 photo 11.jpg

 photo 12.jpg

 photo 13.jpg


Exposição Ciudad Rodrigo - Espanha


Exposição coletiva de sócios da AAAGP  na Casa Municipal da Cultura de Ciudad Rodrigo – Salamanca – Espanha.

Titulo: “Abraçados pela arte - a Figueira da Foz, aqui”.

Sendo a Figueira da Foz - Portugal, geminada com Ciudad Rodrigo- Espanha, a Arte Galego Portuguesa entende por bem uma maior proximidade entre as duas cidades. Uma vez que esta associação de arte tem formalizado um Protocolo com a Galiza, pretende percorrer outras comunidades autónomas de Espanha, dando a oportunidade aos seus sócios artistas, uma maior variedade de espaços, cidades e até outros países a percorrer.

Numa cerimónia de inauguração, a 1 de outubro, que contou com as entidades oficiais locais, a Presidente da Arte galego portuguesa, Conceição Ruivo, curadora desta exposição, com 40 obras de arte; na presença de dezassete dos seus 23 sócios de várias nacionalidades, aqui presentes, entre outros, proferiu um discurso em que referiu a geminação desta cidade com a nossa, oferecendo espaços do nosso país onde qualquer artista de origem espanhola poderá expor a sua obra. Martine Kieffer de origem luxemburguesa ofereceu uma pintura de sua autoria à Casa da Cultura.

Depois do discurso da Diretora desta Casa e do Alcaide desta cidade, seguiu-se a troca de galhardetes e lembranças entre as duas Câmaras Municipais e esta associação de arte internacional, cujo objetivo principal é dinamizar os artistas e valorizar  o seu país em especial a Figueira da Foz.