5º SALÃO INTERNACIONAL DE ARTE EM PEQUENO FORMATO 20X20 no CAE
AAAGP – Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, com Sede no Paião, pelo quinto ano consecutivo traz à Figueira da Foz, ao Centro de Artes e Espetaculos a Arte em Pequeno Formato, vinda dos quatro cantos do mundo.
Participaram este ano 85 artistas plásticos de 15 países: Estados Unidos da América – New York; Brasil; Venezuela; Guiné; Moçambique; Hungria; Roménia; Holanda; Suíça; Luxemburgo; França; Itália; Inglaterra; Espanha e Portugal. De todas as obras a concurso foram atribuídos, 6 prémios para as obras que mais se destacaram pela sua qualidade. Este foi o ano em que houve mais obras de arte expostas cerca de cem obras desde o bordado de Castelo Branco à Cerâmica e Vitrofusão, passando pela Fotografia, Tecelagem, Instalação, Pintura a Óleo, Acrílico, Tinta da china; Aguarela e muita Escultura em tamanho 20x20. A AAAGP pensa seriamente mudar o Regulamento deste Salão para que as peças em tamanho 20x20 possam ser apresentadas em grande formato, necessitando assim de uma Sala de maior dimensão.
Nesta 5ª edição, o Júri de seleção e premiação das obras a concurso foi constituído por:
- Anabela Zuzarte - Licenciada em História de Arte;
- Conceição Mendes - Licenciada em Pintura e Mestre em Comunicação Estética.
- Conceição Ruivo - Professora de Artes, Curadora do Salão e representante da AAAGP;
- Lídia Carrola - Professora de Artes;
- Chuva Vasco- Professor Doutorado em Artes - Presidente do Júri.
Atribuíram os Prémios, pelas obras dos seguintes artistas plásticos:
1º Prémio - Braúlio Figo, de Pereira do Campo, Coimbra;
2º Prémio – Luís Fernandes, de Lisboa;
3º Prémio- Dulce Nunes, das Caldas da Rainha.
Prémio Criatividade -Pedro Charters D`Azevedo, de Lisboa.
O público votou o Prémio Popularidade. Intitulado “Uma tarde de chuva” da artista plástica: Lena Poínha, da Marinha Grande.
Foi ainda atribuído o Prémio Especial à artista, brasileira, Luiza de Souza.
O Catálogo/Livro Internacional de Arte, será agora editado com fotografias já dos trabalhos vencedores e da inauguração em si. Será enviado a todos os participantes, havendo assim uma troca de conhecimentos e de valores, entre os artistas dos vários continentes.
Na inauguração contámos com um momento de performance musical da professora de música Eunice Rocha.
Compareceram artistas e familiares vindos de Lisboa, Setúbal, Viseu , Porto, entre outros, tornando pequena a Sala Zé Penicheiro, com um imenso calor humano.
A Presidente da AAAGP, Conceição Ruivo distribuiu alguns Prémios e Livros que trouxe da Feira de Arte no Carrousel du Louvre, para artistas que participaram, mas não se deslocaram a Paris. Gustavo Etelvino foi agraciado com a Medalha de Prata em Pintura e Belarmino Morgadinho com a Medalha de Bronze. Tanto o Livro de Arte como os Prémios foram atribuídos pela ARTCOM EXPO INTERNATIONAL – Noruega, com quem a AAAGP mantém uma parceria.
Um agradecimento à Câmara Municipal da Figueira da Foz, Divisão da Cultura e ao Presidente da Junta de freguesia do Paião, Paulo Pinto, pela sua presença e ajuda na entrega dos Prémios. E a todos quantos apoiam esta iniciativa da Associação de Arte Galego Portuguesa.
Exposição gratuita e permanente até ao dia 29 de Novembro no CAE, seguindo depois para a Galeria da AAAGP com a exposição intitulada: “Prendinha de Natal”.
Em anexo segue uma página do Plano de Atividades híper reduzida, para que possam tomar conhecimento das principais exposições e atividades, quase todas no estrangeiro. Atempadamente ser-vos-á enviado o Plano de Atividades mais detalhado.
CR
Figueira da Foz, 31 de outubro 2015