ApalavrArte, iniciativa da AAAGP – insere-se na rubrica Café com Arte que a Divisão da Cultura da C.M.F.F. tem vindo a desenvolver no CAE. A Arte Galego Portuguesa tendo já participado quis desta vez levá-la ao exterior, ao Núcleo Museológico do Sal. Aproveitando os festejos do seu nono aniversário. Também por incentivo da distinta escritora Conceição Oliveira, fazia todo o sentido a apresentação do seu livro “Ramiro e o Moliceiro”, relacionado com o sal.
Assim o evento teve início pelas 15h com a atuação do Grupo Sénior da Junta do Paião, com a presença de trinta elementos, que aqui foram conduzidos pelo próprio Presidente da Junta de Freguesia do Paião, Paulo Pinto. Este grupo dinamizado por Mariazinha Calvete, apresentou poesia, sketch alusivo à arte xávega e cantigas populares. Ofereceram ao Museu, na pessoa da Drª Sónia Pinto, uma aguarela de Conceição Ruivo alusiva ao Mosteiro de Seiça.
Às 16h, dentro do barracão de armazenagem do sal, teve lugar uma apresentação dramática do livro “Ramiro e o Moliceiro”, de Conceição Oliveira, distinta escritora de Aveiro que também é associada da AAAGP. A destacar esta apresentação esteve a associação Viver em Alegria, com o Teatro de Bico- Pateo das Galinhas que apresentaram uma sessão dramática baseada no dito livro. De salientar que esta associação tem uma parceria com a AAAGP estando ambas sediadas no Sitio das Artes (antiga Universidade Internacional) onde têm vindo a desenvolver actividades em conjunto.