A Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa encontrou desta maneira a melhor forma de homenagear um inesquecível artista da Figueira da Foz. Uma referência a nível nacional nas Artes Plásticas.
Esta homenagem a Mário Silva foi acompanhada de uma cerimónia no dia 7 no Sitio das Artes desta cidade. Estiveram presentes para além dos seus familiares, cujo filho Mário Silva descerrou a placa toponímica, com o Senhor Vereador da Cultura Dr. António Tavares e Conceição Ruivo, Presidente da AAAGP. A Divisão da Cultura fez-se representar ainda por Drª Anabela Bento e pela Chefe da Divisão da Cultura Drª Margarida Perrolas.
Na nova galeria foi então inaugurada a exposição "Realidades" de Lina Santos, vencedora do Prémio Mário Silva 2016.
Este evento esteve inserido no FESTIVAL DE ARTES LUSÓFONAS, que decorreu no fim de semana de 6 e 7 de maio nesta cidade nos espaços Culturais do CAE e do Sitio das Artes, onde culminou com a apresentação da peça de teatro galego: " Memórias dun Neno Labrego” - de Candido Pazó.
A Arte Galego Portuguesa mostra ao público 3 exposições de grande qualidade no Centro de Artes e uma no Sitio das Artes, mais propriamente na nova Galeria Mário Silva.